quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Regata do Marinheiro 2008
Realizou-se no domingo dia 14 de dezembro a Regata do Marinheiro de Veleiros Rádio Controlados Classe RG65, em homenagem a data magna da Marinha do Brasil que é o dia do nascimento do Almirante Tamandaré, que estaria fazendo 201 anos. A regata foi promovida pela Flotilha Belém com apoio da Belémtur no lago do Ver-o-Rio, local aprazível, com ventos que entram pela baia do Guajará que fica em frente ao lago e um dia de muito sol e bom público.
Com ventos de 4 nós e rajadas de até 12 nós, a regata foi muito disputada no pelotão intermediário. Na frente ocorreu o esperado, o veleiro Litle Best Papão do Afrânio Colares disparando e só perdendo uma regata de oito e que foi descartada, na última bateria abril quase duas pernas do segundo, em segundo o Jean com barco de sua fabricação, ganhando uma regata e perdendo outra por um bico pro Papão por puro desespero, em segundo ficou o Gustavo Brasil com o novo barco do Jean, que mudou a mastreação tradicional para rotativo, conseguindo dois segundo lugares até o barco fazer água, concluindo a regata com um NCR, em quarto Tuca Pingarilho com um NCR, que depois de uma semana de muitas mexidas andou razoavelmente, em quinto Beju com um bom barco feito pelo Jean, só que ele parava no meio da regata para regular vela, acabou ganhando uns DNS´s, em sexto o Joaquim irmão do Jean com o seu Black Yelow, de mastro rotativo e fibra de vidro que o próprio fabricou com muito esmero nos detalhes, sendo o primeiro rotativo fabricado por aqui, em sexto o Zezinho Colares com um barco do Beju fabricado pelo Joaquim que teimava em entrar no vento, em oitavo ficou o Guilherme Brasil que não participou de todas as regatas e em último Albertino que só conseguiu concluir uma regata. Por falar no Beju, no final da regata protestou o Tuca e o Joaquim, gritou tanto que ninguém entendia nada, formamos a comissão para julgar o pleito, já que se os dois fossem punidos ele poderia brigar pelo quarto lugar, mas acabou desistindo sem grandes explicações.
Os troféus foram entregues pelo Coordenador de Turismo de Belém, Dr. Wady Kayat, que deixou bem claro a todos os presentes o total apoio à vela pela Belémtur. Aproveito para agradecer ao Kayat e desejar-lhe em nome da flotilha, feliz natal e um maravilhoso ano de 2009.
sábado, 6 de dezembro de 2008
Lago do Clube Bancrévea a nossa nova opção
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
Regata do Marinheiro - Convite
Dia 14 deste mês de dezembro estaremos promovendo a Regata do Marinheiro de 2008, com o apoio da Prefeitura de Belém através da BELEMTUR, muito bem dirigida pelo nosso amigo Wady Kayat, que muito tem incentivado o esporte a vela em nossa cidade. A prova será realizada no lago do Ver-o-Rio, na manhã do dia 14, domingo, com início previsto para as nove horas. Estarei divulgando o aviso de regata neste final de semana.
A Regata do Marinheiro é uma prova tradicional em Belém, inclusive a que comemorou os 200 anos do Almirante Tamandaré foi muito marcante e me traz boas lembranças dos amigos que se foram (transferidos), o Comandante Mário Costa do CIABA e o Comandante Silva Junior da Capitania. Pessoas como eles, dificilmente teremos por aqui novamente. Este ano, a Marinha resolveu não promover a regata que comemora a data de seu patrono, é lastimável, mas nos não vamos deixar passar uma data tão importante para o civismo náutico. Nós da flotilha com a ajuda do Kayat vamos manter esta tradição com a regata dos RG`s. Estou vendo se consigo colocar na raia pelo menos os Lasers. Vamos ver!
Esperamos todos os velejadores lá, tentando desbancar o favoritismo do super Litle Best Papão.
Crédito: a foto utilizada no cartaz, é da turma de Piracicaba. Aos irmãos de vela um grande abraço.
Bons Ventos
Flotilha Belém de Veleiros RC, Classe RG-65
´
Caros velejadores.
Resolvi batizar a nossa flotilha, acho que o nome não poderia ser outro a não ser a de nossa cidade de Belém. Apresento a vocês a nossa logo, que daqui para frente será a nossa marca. Espero que gostem.
Bons ventos a todos
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Treino das quintas no Hangar
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Regata do Blog Belém Nautimodelismo
A regata foi composta de 5 baterias com um descarte, na primeira eu larguei muito mal em último quando os primeiros já estavam montando a bóia de contravento, ainda deu para tirar um sexto lugar, sendo esta ganha pelo Jean com seu bom barco, apontado como o provável campeão pela maioria e pelo próprio. Na segunda melhorei um pouco e cheguei em segundo, novamente com Jean em primeiro mostrando a grande qualidade de seu barco. Na terceira, quarta e quinta só deu Papão com Jean em segundo, chegando em uma delas a deixar o segundo lugar uma perna e meia de distância. O Papão é um barco realmente incrível.
Quem andou muito bem foi o meu amigo e adversário em velejadas tanto nos RG's quanto nos oceânicos, o velejador que abre o balão no contravento, Denis Santana com seu barco construído pelo Joaca irmão do Jean chegando em um excelente terceiro lugar. Em quarto, para espantar o Pedro Stier o barco do Tuca Pingarilho, um NCR feito pelo Marcelo, mas muito modificado pelo Joaquim(Joaca). Em quinto o experiente velejador Pércio Ayres (Pepe) com um barco também construído pelo Jean, mas que teve alguns problemas não participando de todas as regatas. Na seqüência tivemos em sexto o Albertino Junior, em sétimo o Beju em oitavo o Gustavo Brasil em nono o Beto, em décimo o Zezinho e em décimo - primeiro o Kildare.
Fica aqui o nosso agradecimento ao Dr. Miguel Brasil, Cap. do Clube Neópolis e aos seus filhos Miguel Gustavo e Guilherme Brasil pela sempre calorosa recepção e apoio irrestrito ao nosso esporte.
Bons Ventos
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
sábado, 4 de outubro de 2008
domingo, 24 de agosto de 2008
Novo Visual do Aranha
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Sempre a Vela - Scheidt e Prada medalha de prata
Scheidt e Prada conquistam a medalha de prata na classe Star, demonstrando para a maioria dos atletas brasileiros que a superação e o espírito de luta e de realização, amor verdadeiro pelo esporte que é nato nos velejadores é que faltam para os demais. Viva a vela brasileira que é o esporte que mais vitorias deu ao Brasil. Só falta as nossas autoridades acordarem para ele.
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
quarta-feira, 30 de julho de 2008
Regata Treino Noturno - 29/07/2008
Considerei para contagem de pontos as três primeiras regatas, já que a quarta e quinta houve muitas desistências e eu não passei para a planilha, mas não houve grandes mudanças.
O Jean foi com o barco que ele fez para o Beju, de balsa com resina e mastro rotativo que batizo de Tacacá, foi baseado em parte no barco dele o Tucupi (eu que estou batizando) com mastreação tradicional, extremamente leve, com excelente seguimento, realmente um campeão em regatas de ventos fracos e médios, até aqui imbatível, gostaria de o ver correr com o bestinho, ganhando todas as regatas pilotado pelo Beju, que ficou feliz da vida com a novidade. Voltando ao Tacacá, o barco promete, shape com proa e popa fora d'água, muito leve com um bulbo de 400 gramas, não chegando a 1 kg de peso total, ele arranca de forma surpreendente, mas a navegabilidade é extremamente prejudicada pela adoção da mastreação rotativa, acho que ele andará bem com a mastreação tradicional, mas somente com ventos fracos e médios, acabou em quinto. Em segundo ficou o Pepe, com seu excelente barco de mastreação tradicional feito pelo Jean, em terceiro ficou o Albertino também com um barco de mastreação tradicional feito pelo Jean, eu fiquei com a quarta colocação com o meu NCR65 de mastro rotativo e o primeiro de fibra. O interessante é que depois de uma série de modificações que passou e a substituição da genoa por uma do palo de água, e uma regulagem adequada a vento fraco, o barco velejou muito bem, com um quarto e um terceiro na primeira e segunda regata respectivamente e um sexto na última motivado pela parada total do servo de vela, em seguida em quinto o Jean com o Tacacá, em sexto o Gustavo com outro NCR65 de fibra, e fechando a raia o Biné que estava estreando na categoria com um Kiosho. O próximo encontro será na quinta à noite no Hangar.
Bons ventos
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Recebi este e-mail do Gustavo Brasil
sábado, 14 de junho de 2008
Regata do Clube Neópolis
Hoje tivemos a primeira regata com premiação oferecida pelo Gustavo Brasil na raia maravilhosa do Clube Neópolis, no município de Benevides, próximo a Belém. Tivemos seis baterias com vento fraco predominando, fazendo com que os veleiros com mastro rotativo tivessem grandes dificuldades e facilitando para os veleiros com peso extremamente reduzidos e área vélica no limite da categoria. Quando o vento queria aparecer os pegas ficavam muito interessantes, mas logo ele ia, e os barcos do Jean e Pepe, que mais parecem uma pluma iam embora. Mas eles que esperem, os ventos fortes e constantes estão chegando. O resultado foi o seguinte: em primeiro Jean Carneiro, com seu veleiro em balsa muito bem produzido, com baixíssimo peso, sem vento, basta dar uma bombada na vela ele vai embora, em segundo o Pepe (Pércio Ayres), com outro veleiro fabricado pelo Jean, em terceiro o Joaca (Joaquim Carneiro) irmão do Jean que também produz os seus barcos com grande apuro no acabamento, sendo o primeiro rotativo, com shape igual o do barco do Jean, em quarto, Afranio Colares, com um veleiro NCR 65 rotativo, fabricado pelo Marcelo do Nauticurso, com algumas modificações, em quinto Gustavo Brasil, um dos maiores entusiastas da categoria, com um NCR 65 fabricado pelo Marcelo, em sexto um garoto que adquiriu o barco que era do Beju e fabricado pelo Joaca, excelente barco, faltou experiência e velas melhores, em sétimo Beju (João Carlos), um dos mais dedicados e experientes da vela em Belém que participou com um veleiro Kiosho e inexplicavelmente andou muito mal. Também esteve presente o Tuca Pingarilho com um NCR 65 com grandes problemas no seu mastro rotativo, não completando nenhuma regata e José Colares com um NCR 65 que estava com problema em um dos servos, participando de uma bateria com o veleiro do garoto ficando surpreendentemente em quarto depois de um cochilo meu.
A flotilha Belém Nautimodelismo agradece o Sr. Miguel Brasil, pai do Gustavo, proprietário do Clube Neópolis. Até a próxima.
sábado, 8 de março de 2008
Vela RC em Belém do Pará
Velejar é preciso. Para nós que adoramos o esporte a vela vimos na vela RC uma alternativa interessante de mantermos a nossa paixão pelo esporte já que em Belém do Pará, que eu saiba, foi a única cidade do Brasil que perdeu seu Iate Clube em função de dívidas, lá era o nosso ponto de encontro e um abrigo seguro para nossas embarcações. Mas nos não desanimamos apesar da perda de muitos veleiros, que foram embora por falta de um lugar seguro. Fundamos uma associação com o fim de termos uma marina pública, não está sendo fácil, mas com certeza chegaremos lá.
Optamos pelos veleiros da classe RG 65, por serem fáceis de transportar, classe oficial e de desenvolvimento constante.
A nossa flotilha já conta com um número expressivo de velejadores com regatas quase todos os fins de semana e com o surgimento de excelentes construtores de barcos, que nada deixa a dever a nenhum fabricado no Brasil. Sejam bem-vindos a vela rádiocontrolada de Belém do Pará.
Bons ventos
Afranio Colares