quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Regata do Marinheiro 2008





Realizou-se no domingo dia 14 de dezembro a Regata do Marinheiro de Veleiros Rádio Controlados Classe RG65, em homenagem a data magna da Marinha do Brasil que é o dia do nascimento do Almirante Tamandaré, que estaria fazendo 201 anos. A regata foi promovida pela Flotilha Belém com apoio da Belémtur no lago do Ver-o-Rio, local aprazível, com ventos que entram pela baia do Guajará que fica em frente ao lago e um dia de muito sol e bom público.
Com ventos de 4 nós e rajadas de até 12 nós, a regata foi muito disputada no pelotão intermediário. Na frente ocorreu o esperado, o veleiro Litle Best Papão do Afrânio Colares disparando e só perdendo uma regata de oito e que foi descartada, na última bateria abril quase duas pernas do segundo, em segundo o Jean com barco de sua fabricação, ganhando uma regata e perdendo outra por um bico pro Papão por puro desespero, em segundo ficou o Gustavo Brasil com o novo barco do Jean, que mudou a mastreação tradicional para rotativo, conseguindo dois segundo lugares até o barco fazer água, concluindo a regata com um NCR, em quarto Tuca Pingarilho com um NCR, que depois de uma semana de muitas mexidas andou razoavelmente, em quinto Beju com um bom barco feito pelo Jean, só que ele parava no meio da regata para regular vela, acabou ganhando uns DNS´s, em sexto o Joaquim irmão do Jean com o seu Black Yelow, de mastro rotativo e fibra de vidro que o próprio fabricou com muito esmero nos detalhes, sendo o primeiro rotativo fabricado por aqui, em sexto o Zezinho Colares com um barco do Beju fabricado pelo Joaquim que teimava em entrar no vento, em oitavo ficou o Guilherme Brasil que não participou de todas as regatas e em último Albertino que só conseguiu concluir uma regata. Por falar no Beju, no final da regata protestou o Tuca e o Joaquim, gritou tanto que ninguém entendia nada, formamos a comissão para julgar o pleito, já que se os dois fossem punidos ele poderia brigar pelo quarto lugar, mas acabou desistindo sem grandes explicações.
Os troféus foram entregues pelo Coordenador de Turismo de Belém, Dr. Wady Kayat, que deixou bem claro a todos os presentes o total apoio à vela pela Belémtur. Aproveito para agradecer ao Kayat e desejar-lhe em nome da flotilha, feliz natal e um maravilhoso ano de 2009.

Um comentário:

  1. Afrânio, parabéns pela sua luta pela vela paraense durante 2008.
    Esperamos que continue a exercer a sua parcela de liderança no grupo, compartilhada com outros amigos que também se dedicam para que sempre tenhamos condições de velejar em nosso Estado.
    Sucesso e saúde para vc e sua família.
    Gustavo Brasil

    ResponderExcluir

A sua participação é importante!