domingo, 5 de junho de 2011

O novo Sea Spirit FC - Feito para ganhar o brasileiro dete ano

Finalmente o Jean fez um veleiro RG 65 dentro das minhas expectativas, o Sea Spirit Full Carbon, totalmente de carbono, extremamente leve, mostrou que veio para dar trabalho no brasileiro deste ano. Baseado em um barco que fez recentemente para o Deniz e para o Gustavo (o vermelho da foto), veio a idéia de fazer um para o campeonato brasileiro totalmente em carbono e com algumas mudanças no projeto original pra tentar reduzir ao máximo o peso. Ele começou pela quilha, tornando-a longa para poder reduzir o peso do bulbo que ficou em 650 gramas, além disto ela é oca. O barco tem uma boca e costado menor que os Little Best, ao meu pedido ele alterou a popa que ficou semelhante ao do Little Best, a quilha que tem agora um formato mas reto e o leme se tornou semi- elíptico, tanto o leme quanto a quilha com um perfil muito fino, o casco leva apenas uma camada de manta de fibra de carbono, com tudo isto o barco com bateria ficou em torno de 1 Kg e com uma rigidez impressionante.


Hoje fizemos uma regata na raia do Iate Clube e ele se mostrou extremamente rápido, ganhando algumas regatas com muita facilidade comandado em algumas delas pelo Jean e em outras por mim. Participaram o Tuca com um Little Best de safra recente, o Luiz com um Sting e o Lucas com um Little Best antigo. O Sting que tem andado muito pouco em ventos fracos mostrou que é bom mesmo nos ventos fortes, o Tuca não teve o rendimento habitual, bem como o Lucas que até recentemente andavam se destacando nas regatas.

A velocidade do Sea Spirit surpreende, tanto no contravento quanto na polpa/alheta, mesmo com o reduzido peso no bulbo ele veleja naturalmente apesar de estar usando uma vela antiga feita pelo Jean, imaginem quando estiver usando a vela nova feita pelo Person.

Ao meu amigo Jean meu obrigado pelo excelente barco, pela sua dedicação e muito estudo, era questão de tempo para você chegar a se equiparar aos grandes construtores de veleiros RG.




Comparativo do Sea Spirit FC e o Litle Best Papão de 2009.



                         Sea Spirit FC                              Litle Best
- quilha                   35 cm                                       30 cm

- Boca                   11,5 cm                                    11,8 cm

- Pontal                 41,2 cm                                    37,2 cm

- Bulbo                  650 gr.                                      700 gr.

- Peso                1.000 gr                                    1.200 gr













Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é importante!