segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Abertura da Temporada 2009 - Regata Fórum Social Mundial 2009




Ocorreu ontem, 1° de fevereiro de 2009, a regata Fórum Social Mundial Open com a participação de 13 veleiros. A regata foi marcada por muitos problemas, começando pelo atraso de alguns velejadores que não participaram das primeiras regatas e uma infeliz arbitragem que gerou muitas discussões e protestos.
A primeira bateria transcorreu com vento nordeste fraco com muita disputa principalmente no pelotão intermediário, e já desenhando o quadro para as demais baterias, a boa briga entre o Litle Best Papão, o Prateado do Gustavo e o novo barco do Lucas o Rinoceronte, pilotado pelo Jean, estes dois últimos de sua fabricação. Venci a regata com certa facilidade, ficando o Jean em segundo e o Gustavo em terceiro. Na segunda bateria as coisas não mudaram muito, a briga ficou muito boa entre o Jean e o Gustavo, já que larguei muito mal nas últimas posições e acabei ficando preso no meio do grupo intermediário acabando em terceiro. Na terceira, eu me encontrava transtornado com a arbitragem absurda do Beju, que simplesmente pulou a contagem regressiva prejudicando o grupo, principalmente aqueles que largam bem, foi quando eu protestei e me retirei da regata, julgado e dado procedente, retornei e largamos novamente, mas realmente estava muito chateado com o ocorrido, fazendo com que perdesse toda a concentração e acabasse em sexto, com o Jean em primeiro e o Gustavo em segundo em uma boa disputa. Na quarta bateria com ventos rondantes e mais fortes vindo do norte foi um passeio, conclui a regata quase dando uma volta sobre segundo colocado, o Gustavo, e o Jean em terceiro uma volta atrás. Na quinta com uma velejada bastante agressiva por parte do Gustavo, apesar de eu ter velejado muito bem e ter conseguido uma ultrapassagem comemorada pelo Zezinho em uma manobra muito bem arquiteta, acabei em segundo e o Jean em terceiro.
Após a apuração dos resultados em primeiro ficou o Jean pela regularidade, em segundo eu a um ponto do Jean e em terceiro o Gustavo a um ponto de mim. Fica o registro da excelente participação do Gustavo apesar de criticado por alguns como um velejador não muito competitivo, provando que é na verdade uma preocupação para os aspirantes aos primeiros lugares, e o Jean, que depois de um longo jejum voltou a ganhar. Na quarta colocação ficou o Joaquim com o seu barco Black Yelow de fabricação própria, e em quinto o Tuca, que muito em breve estará estreando um novo barco e promete brigar pelas primeiras posições. O Zecão estreando no modelismo a vela teve um desempenho razoável e é uma promessa se tiver um barco competitivo na mão.

Bons ventos

Um comentário:

  1. Rinoceronte...ahahah vc tem uma imaginação, eu só andei no barco novo do Lucas porque ele pediu pra trimar o barco, aliás foi a primeira vez que foi pra água, nem deu uma volta de aquecimento, oque ele não ganhou chegou em segundo, apesar do servo do leme com problemas!! imagina ele já todo trimadinho e configurado, aí a peia vai ser grande!!

    ps: também cheguei quase uma volta na tua frente na terceira regata! vc passa o texto todo se desculpando por não ter ganho! perder também faz parte!

    ResponderExcluir

A sua participação é importante!